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Afinal, o que é mindfulness?

13 de setembro de 2020
Desenvolvimento pessoal
por Cristina Gandra / NUMI – Núcleo de Mindfulness

Afinal, o que é mindfulness?

Mindfulness pode ser traduzido para o português como atenção plena ou como consciência plena. Segundo Jon Kabat-Zinn, considerado o precursor do mindfulness laico no ocidente, mindfulness é a consciência que emerge ao se prestar atenção intencionalmente ao momento presente de maneira aberta e sem julgamentos. 

Nesta definição, encontram-se 4 aspectos fundamentais do mindfulnesse, e da consciência plena: 
 

  1. Regulação atencional – De maneira geral, estarmos absortos em pensamentos sempre foi parte da história humana, mas, no mundo ocidental contemporâneo, acelerado e veloz, as distrações mentais se mostram ainda mais presentes. Uma mente não treinada, divaga em pelo menos metade do tempo de vigília. E isso não se dá de maneira incólume. As distrações mentais são um fator altamente relacionado ao adoecimento mental e às sensações de mal-estar psicológico. Assim, em mindfulness treinamos estarmos atentos e vigilantes.
     
  2. Momento presente – Se você começar a prestar atenção para onde sua mente vai, quando você se distrai, vai notar que ela se dirige para o passado, o que acontece frequentemente em estados depressivos, ou para o futuro, favorecendo estados ansiosos. Quando estamos plenamente conscientes, estamos atentos ao que estamos experienciando no momento presente. Mindfulness nos conduz a esse stado de presença.
     
  3. Intenção – É preciso ter uma intenção clara, que se converte em energia e disposição, para voltarmos às experiências do momento presente, sempre que a mente divagar... e, possivelmente, ela vai fazer isso muitas e muitas vezes. Sabendo que a mente vai se distrair, podemos usar nossa intenção para convida-la de volta ao momento presente. A prática regular de mindfulness faz esse convite ir ficando cada vez mais orgânico e automático.
     
  4. Com abertura e sem julgamentos – Abertura e não-julgamento fazem parte do que chamamos das atitudes de mindfulness. Elas modificam completamente a qualidade da atenção e a experiência de estar presente, sendo essenciais para o cultivo de um estado de consciência de aceitação e que é, ao mesmo tempo, presente e amoroso.  

É importante salientar que mindfulness é um estado natural da mente, ou seja, uma capacidade que temos desde o nosso nascimento. Mas que, como qualquer capacidade, precisa ser treinada e desenvolvida. Para se cultivar este estado de consciência, fazemos uso de práticas formais e informais de consciência plena.

As práticas formais são meditações específicas de mindfulness.
E as práticas informais são convites de levar o estado de consciência plena para a vida diária, ou seja, trabalhar, dirigir, se alimentar, por exemplo, de maneira mais presente e aberta. 

 Quando praticamos com regularidade, podemos desfrutar dos benefícios dessa prática: 

  • Redução de sintomas de depressão e ansiedade e prevenção de recaídas
  • Redução de abuso de substâncias e prevenção de recaídas
  • Redução do estresse
  • Melhora em sintomas de dor crônica (fibromialgia, artrites, dentre outros)
  • Melhora do humor e sintomas de estresse em pacientes com câncer
  • Melhora da qualidade do sono
  • Aumento da capacidade de concentração
  • Melhora da função cognitiva
  • Favorecimento do equilíbrio emocional
  • Aumento da qualidade das relações interpessoais
  • Melhora da criatividade
  • Aumento da imunidade 

Outra boa notícia é que os programas de mindfulness, acessíveis ao público de maneira geral, são laicos, ou seja, não há necessidade de ter uma fé ou crença específica para praticar.
Todas as pessoas são muito bem-vindas! 

Então, vamos praticar?

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Por Cristina Gandra / NUMI – Núcleo de Mindfulness
@cristinagandra.mindfulness @numi.nucleodemindfulness

 

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Tags: minfulness cosnciência plena ansiedade meditação
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