1. Blog
  2. Espiritualidade
  3. Ayurveda - As 3 causas do desequilíbrio

Ayurveda - As 3 causas do desequilíbrio

26 de abril de 2021
Espiritualidade
por Paty Perdigão

Quando a gente começa a explorar o mundo do Ayurveda, nos deparamos de cara com duas perguntas: qual o meu dosha? E como faço para equilibrá-lo?

Preocupação válida, já que o ayurveda entende que todas as doenças são provenientes da desarmonia e do desequilíbrio dos doshas, Vata, Pitta e Kapha. Mas hoje meu convite é cavar o buraco um pouco mais fundo, para que você encontre a resposta daquela que deveria ser a sua primeira pergunta: qual é a causa do meu desequilíbrio?

O Ayurveda acende uma luzinha e te entrega 3 grandes possibilidades: Kala, o efeito da sazonalidade, Artha, o uso indevido dos 5 sentidos ou Karma, as nossas ações.

Kala

Já percebeu que é justo nas viradas de estação que adoecemos? Principalmente na chegada da Primavera e do Outono, depois dos climas mais extremos, de frio ou de calor. E isso acontece porque o tempo lá fora muda e a gente não percebe. Continua tomando nosso suco verde geladinho, que era ótimo pra refrescar no verão, mas não nos aquece pro Outono. Nos adaptar às mudanças da sazonalidade é o primeiro passo na manutenção do equilíbrio.

Artha

Usar os nossos 5 sentidos (audição, visão, paladar, tato e olfato) de forma excessiva faz com que nosso sistema nervoso central fique exausto e mande sinais de desequilíbrio. E com a vida que levamos hoje, é muito comum abusar dos nossos sentidos. Como? Ouvindo música alta demais. Fixando a visão nas telas por longas horas. Viciando o paladar com os refinados, principalmente sal e açúcar. Passando produtos químicos na pele. E abusando de fragrâncias fortes e não naturais.

Karma

Karma significa ação, não necessariamente boa ou má. Mas sabemos que toda ação produz uma reação. Quando eu escolho o que eu vou comer, eu tomo uma ação. A forma como meu corpo responde, é uma reação. E quando pensamos nos hábitos, o quanto somos coerentes com as expectativas das nossas escolhas? Não adianta plantar batatas e querer colher mandiocas. Saber o que você deve fazer e não fazer é um crime contra a sabedoria. Em sânscrito, esse Karma tem nome: Prajna Paradha. É quando perdemos o controle sobre as nossas emoções, nosso pensamento crítico e cometemos excessiva autoindulgência. É aquele momento que ficamos facilmente suscetíveis a padrões de comportamento não saudáveis.

Tendo maior consciência de qual é a causa raiz do seu desequilíbrio fica mais fácil agir, de forma consciente. E se continuarmos trabalhando nossa conexão corpo, mente e alma, as escolhas vão passar a ser mais intuitivas, seja na percepção da sazonalidade, dos sentidos ou das nossas ações.

Em um mundo cada vez mais cheio de informações polarizadas e contraditórias, a intuição se destaca como uma das grandes habilidades do futuro. E pode acreditar, ela será a sua melhor amiga na busca por equilíbrio.  

O que é
Namah?

shopping_cart Meu Carrinho

attach_moneyPagamento

0.26921415328979 - 8|6