1. Blog
  2. Alimentação
  3. Chás floridos

Chás floridos

23 de janeiro de 2021
Alimentação
por Izabella Garcia
Blooming tea

Você já ouviu falar de blooming teas? Eles também podem ser chamados de: chá de flores, chá de exibição, chá artístico ou chá feito à mão. As flores secas são escolhidas pelos seus benefícios individuais para a saúde e embrulhadas em pacotes de folhas de chá, dispostas em forma de bulbo ou coração e assim, postas para secar. A maioria dos blooming teas são feitos com chá verde ou preto com várias flores para elevar o visual e o sabor do arranjo.

Os chás floridos são os chás mais bonitos de se ver! Quando a infusão é feita, a trouxinha costurada à mão se expande e se desdobra em um processo que simula uma flor desabrochando, enquanto as flores internas emergem revelando toda a sua beleza e liberando seu sabor e sua fragrância. Assim, a realização de tal infusão acaba se tornando uma experiência multissensorial, pois, além do olfato e paladar, há uma incrível experiência visual. É uma pequena obra de arte!

Depois que os convidados tiverem saboreado esse chá aromático, coloque a flor do chá em um bule de vidro transparente e adicione água fria. Isso porque a mesma flor pode ser utilizada mais de uma vez, tanto para água quente quanto para água fria, trazendo novamente o sabor e um belíssimo visual.

Origem dos chás floridos

Os blooming teas são originários da China, mais especificamente da província de Yunnan. As folhas de chá e a flor são unidas em um botão que é, então, posto para secar e costurado à mão por habilidosos artesãos chineses de modo que seja capaz de proporcionar o efeito estético e a delicadeza desejados. Na China, onde os chás foram desenvolvidos, eles têm sido amplamente usados para fins medicinais.

Os chás de flor são especialmente populares na China devido à sua combinação de diferentes tipos de chás. Ao misturar os melhores chás com uma flor, você pode obter o máximo de benefícios que cada mistura oferece. Os chás em flor são conhecidos por suas habilidades hipnotizantes, enquanto suas lindas flores se desdobram, eles possuem benefícios para a saúde que são maravilhosos, pois, além dos benefícios gerais do chá de flores, cada um dos chás tem benefícios específicos associados ao tipo de flor usada para embrulhar as folhas de chá.

Benefícios do Blooming Tea:

1. Rejuvenescimento da pele
Nesse tipo de chá são encontrados polifenóis, que atuam no nosso organismo nutrindo a pele, ajudando com o colágeno e a elasticidade, aumentando a retenção de umidade no tecido, diminuindo a descamação e a aspereza e melhorando o fluxo sanguíneo e de oxigênio para a pele.

2. Antioxidantes Abundantes com Nutrientes
O chá contém antioxidantes, flavonoides e catequinas raros que não são encontrados em outros chás. A ingestão de um chá rico em catequinas pode levar a uma redução da gordura corporal. Além de que, os flavonoides, também conhecidos como Vitamina P, oferecem efeitos benéficos, como a redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

3. Aumento da taxa metabólica
Como os chás normalmente possuem extrato de chá verde eles têm o potencial de acelerar o metabolismo sem estimular demais as glândulas suprarrenais. O resultado é uma ajuda saudável para a perda de peso. Esses antioxidantes o tornam um suplemento natural de queima de gordura bastante eficaz.

4. Redutor de Stress
Os chás de exibição são ricos em teanina e aminoácidos, que ajudam a acalmar a ansiedade mental. A teanina ajuda com a insônia, ansiedade e estresse, logo, beber uma xícara de blooming tea após um dia estressante é ideal para relaxar e ajudar a dormir melhor à noite. Ao ter uma mente relaxada e descansada pode se perceber outro benefício, você acabará por ser mais produtivo nos dias seguintes.

5. Melhor Saúde Oral
Estudos em Oncologia Oral mostraram que beber chá verde pode reduzir o risco de doença periodontal e câncer oral. Os chás artísticos contêm chá verde com alto teor de antioxidantes, com compostos antibacterianos e antivirais para limpar a boca das bactérias.
 
6. Melhor Saúde do Coração
Regular o tipo ruim de colesterol, o LDL, é fundamental para um coração saudável. Os chás de flores contêm teanina, um aminoácido conhecido por reduzir o colesterol alto. Ao regular seus níveis de colesterol bebendo chá florido há a prevenção da oxidação do colesterol, ajudando a evitar que as paredes das artérias se enfraqueçam e, com isso, diminua a circulação sanguínea. Isso é conhecido por causar coágulos sanguíneos ou ataques cardíacos.
 
7. Melhores habilidades cerebrais e motoras
Pelo fato de o chá florido conter chá verde ele é capaz de auxiliar na melhora do desempenho da memória e possui efeitos benéficos no funcionamento cognitivo e no processamento da memória. Estudos demonstraram que o chá verde tem potencial para proteger as células cerebrais, melhorar a memória e retardar o Alzheimer.
 
8. Combate a Inflamação
O polifenol é um antioxidante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e os chás de flor contêm altas concentrações deste. Estudos demonstraram que os polifenóis podem reduzir a ocorrência de artrite reumatoide e ajudar a prevenir a dor, o inchaço e doenças nas articulações. Em muitos países, como na Índia, China e Japão, acredita-se que o alto consumo de chá verde seja o motivo pelo qual o número de pessoas acometidas por essas doenças serem muito mais baixos do que em quaisquer outras partes do mundo.


Flor de Sabugueiro

Durante séculos, o sabugueiro foi usado tanto por herboristas americanos nativos quanto por europeus em medicamentos naturais. Outras partes da planta, incluindo suas delicadas flores e folhas, também foram utilizadas para promover a saúde geral.

Mais recentemente, o sabugueiro se popularizou bastante na comunidade online de saúde e bem-estar. Isso porque, além de seu sabor delicioso, muitos acreditam que o sabugueiro pode dar um up nas defesas naturais do corpo.

O sabugueiro é um delicioso e versátil incremento a qualquer dieta! Muitas vezes são cozinhados para fazer sumo, compotas, chutneys, tartes e até mesmo vinho! Muitas pessoas também fervem as flores de sabugueiro com açúcar para fazer um xarope ou usam sabugueiro cozido como um complemento saudável para deliciosas saladas frescas.


Clitoria ternatea – O chá azul

Um chá de cor azul e pouco conhecido. Trata-se de uma bebida natural feita com flor de Clitoria ternatea, também conhecida como Feijão borboleta. Seu nome científico faz alusão ao formato da flor, que lembra o órgão sexual feminino. A cor natural da bebida por si só já é algo incomum, mas a bebida consegue surpreender ainda mais pelo fato de ser possível mudá-la de cor. Isso acontece quando seu pH é reduzido, por exemplo, ao pingar algumas gotinhas de limão ou alguma outra substância mais cítrica.

Benefícios do chá azul

1. É um excelente anti-inflamatório
O potencial antioxidante do feijão-borboleta é cientificamente comprovado. Sua eficiência no fortalecimento da imunidade pode prevenir diversas doenças, além de inflamações e infecções no organismo. Além disso, o chá inibe, também, problemas de pele, como acne e envelhecimento precoce, pois combate a ação de radicais livres – responsáveis pelo estresse oxidativo. Por fim, por ser rica em fitoquímicos, a infusão das flores é hepatoprotetora, ou seja, excelente para proteger o fígado.

2. É um corante natural
Sua forte cor azul não é apenas linda, mas pode ser útil. Logo, ela pode ser usada para colorir diversas receitas (doces, pastas, arroz, cremes, pães e mais), além de poder dar cor para outras bebidas, como, por exemplo, um kombucha.

3. Ajuda no controle da glicemia e colesterol
Sua grande quantidade de flavonoides e antocianinas (antioxidantes poderosos) não favorece apenas a imunidade, mas também auxilia na regulação do nível de açúcar presente no sangue. Portanto, é especialmente benéfico para pacientes de diabetes. Não só, o chá azul também ajuda no controle do colesterol, o que beneficia a saúde cardiovascular.

4. Ajuda na saúde mental

A Clitoria ternetea é uma planta associada à saúde mental. Ela é uma potencializadora da memória e inteligência e muito utilizada como medicamento que melhoram as funções mentais, como cognição, motivação, atenção e concentração. Além de que, segundo um estudo realizado em universidades da Índia, o chá azul pode ajudar no tratamento da depressão e de outros distúrbios do humor.
Tags: Blooming tea flowering teas infusão de chá chá verde chá para emagrecer redutor de estresse saúde mental flor de sabugueiro chá florido chá azul clitoria ternatea chutneys   sabugueiro
O que é
Namah?

shopping_cart Meu Carrinho

attach_moneyPagamento

0.26087999343872 - 8|6