1. Blog
  2. Yoga
  3. O poder do Yoga no climatério

O poder do Yoga no climatério

03 de setembro de 2020
Yoga
por Dra. Clarissa Silveira

O Poder do Yoga no Climatério

Você já sabe que o yoga oferece diversos benefícios quando se trata de cuidados com a mente e o corpo. Quem busca uma vida com mais qualidade não abre mão dessa atividade relaxante.
Porém, o que se tem percebido é que o yoga também é muito útil no período de menopausa e tem beneficiado muitas mulheres. Quer saber quais são os benefícios do yoga no climatério?

O que é climatério? 

Ondas de calor noturnas, fadiga, dor, diminuição da libido e mudanças de humor. Aproximadamente ¾ das mulheres vão experimentar esses sintomas durante o climatério. 

climatério é o período de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva e é marcado pela menopausa. Essa fase, que representa a cessação permanente da função ovariana, começa normalmente por volta dos 50 anos de idade.

Esses sintomas podem durar alguns anos e causar um impacto considerável na qualidade de vida das mulheres. Para lidar com essas ocorrências desagradáveis, muitas delas utilizam terapias complementares — e o yoga está entre as mais comuns.

Como o yoga ajuda no climatério?

Uma revisão sistemática publicada em 2018, incluindo mais de 1000 mulheres climatéricas da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia que utilizaram a prática do yoga para a melhora desses sintomas, mostrou dados muito consistentes e positivos.

Os resultados dos estudos mostraram que o yoga parece melhorar sintomas:

  • psicológicos;
  • vasomotores (ondas de calor);
  • urogenitais.

Além disso, essa intervenção parece ser pelo menos tão eficaz como outras formas de exercício.

Essas informações são valiosas principalmente para as mulheres que estão na menopausa e não desejam fazer uma terapia de reposição hormonal ou apresentam alguma contraindicação a ela. 

O yoga no climatério é uma excelente opção de cuidar da saúde e se livrar dos sintomas indesejados dessa fase. Agora, ele pode ser claramente recomendado como uma intervenção complementar para mulheres na menopausa. Isso não é demais?

Se você achou que as informações foram úteis, compartilhe este post em suas redes sociais e leve mais mulheres a se beneficiarem com a prática do yoga!

Por Dra. Clarissa Silveira
@clarissasilveiragineco

 

FONTE:
Yoga for menopausal symptoms—A systematic review and meta-analysis
Holger Cramera,b,.Wenbo Pengb , Romy Laucheb 

Department of Internal and Integrative Medicine, Kliniken Essen-Mitte, Faculty of Medicine, University of Duisburg-Essen, Essen, Germany 
Australian Research Centre in Complementary and Integrative Medicine (ARCCIM), Faculty of Health, University of Technology Sydney, Sydney, Australia

Tags: Yoga menopausa climatério
O que é
Namah?

shopping_cart Meu Carrinho

attach_moneyPagamento

4.1326680183411 - 8|6