1. Blog
  2. Desenvolvimento pessoal
  3. Os 6 pilares para uma vida mais positiva

Os 6 pilares para uma vida mais positiva

15 de abril de 2021
Desenvolvimento pessoal
por Ju Chimeli
Estamos constantemente em busca de uma vida com significado e leveza, porém a maioria de nós acaba depositando a responsabilidade em encontrar a felicidade em fatores externos como conquistas materiais ou realizações de sonhos e expectativas. Acreditar que vamos encontrar a felicidade em qualquer lugar a não ser dentro, nos mantém na constante sensação de que falta alguma coisa. O bem-estar duradouro e real é uma escolha, e só acontece através de mudanças conscientes e com presença.

Pesquisadores já comprovam que para aumentar o nível de felicidade não é suficiente apenas “consertar” o que há de errado, mas também desenvolver nossos pontos fortes e virtudes, e através deles potencializar nosso crescimento e florescimento. 

1 – Cultive emoções positivas
É importante o equilíbrio adequado entre as emoções positivas (gratidão, prazer e amor) e negativas (raiva, ansiedade).  Para a sensação de bem-estar é necessário manter um maior saldo de sensações positivas do que negativas. Todos temos a tendência de pensar negativamente, e acabamos supervalorizando estas emoções - costumamos dar mais importância a elas do que deveríamos. Este viés negativo nos impede muitas vezes de agir e encontrar soluções para problemas diversos. Ficamos alertas, ou nos esquivamos de situações que podem dar errado, e por isso é tão difícil tomar decisões importantes. Cultivar conscientemente emoções positivas irá estimular novas conceções nervosas, e consequentemente um novo olhar sobre a vida.

2- Reserve tempo para realizar atividades que te preencham
O estado de fluxo, ou flow, é um que descreve o estado de foco onde emergimos completamente em uma tarefa.  Este estado de concentração máxima é alcançado quando somos completamente absorvidos pela experiência e não percebemos o tempo passar.  Muitas vezes experimentamos este estado ao executar tarefas que gostamos, ou durante momentos com amigos e familiares.
Para alcançar o estado de Flow é necessário o equilíbrio entre o desafio e a habilidade. Uma tarefa muito fácil pode se tornar tediosa, enquanto muito desafiadora pode gerar um estado de ansiedade. Precisamos nos sentir estimulados e capacitados a executar a tarefa.
O Flow é caracterizado por um estado de completa presença, onde há anulação da autoconsciência – o indivíduo e a tarefa se tornam a mesma coisa. A concentração é total, não há medo de falhar e a tarefa não tem um objetivo final – realizá-la por si só é sua razão de ser.

3 – Cultive bons relacionamentos 
Para   se   sentir   bem   o   humano   precisa   de   contato   com   seus   semelhantes. O desenvolvimento de relações autênticas é vital para o florescimento. As melhores lembranças costumam envolver pessoas, e estar rodeado delas certamente aliviam o peso dos desafios. 
Quando   vivenciamos   emoções   positivas   através   dos   nossos   relacionamentos, oportunizamos nosso crescimento e o do outro. Vivenciamos o amor através do compartilhamento das emoções positivas.
Os relacionamentos positivos proporcionam os Pilares, que são  as  pessoas  que  nos apoiam, nos dão suporte e estão perto de nós nos momentos bons e ruins da vida, as Pontes, que são aquelas que nos levam a algum lugar, e os Extensores, que são aquelas pessoas que nos fazem ser melhor do que somos.

4- Significado 
O significado ou sentido é a sensação em pertencer e servir a algo maior, que transcende a nós mesmos. É comprovado que quanto mais significado encontramos em nosso trabalho, somos mais satisfeitos e produzimos melhor. Com maior índice de bem-estar e felicidade, temos motivação para aplicar nosso talento de forças a serviço de nossa missão.
Para tudo o que fazemos existe um porquê, e se buscarmos o significado nas mínimas coisas, nas tarefas diárias, temos mais motivação para realizá-las.
Buscar o sentido é encontrar o que nos toca, e possa nos guiar para dentro de nós mesmos.  Nos torna conscientes das questões existenciais e traz meios de resolvê-los, nos tornando mais autoconscientes.

5 - Realização 
As realizações são as conquistas pessoais, as metas alcançadas e o autoaprimoramento. O sentimento de realização deve vir acompanhada de todas as características do bem-estar descritas anteriormente: ter emoções positivas, engajamento e relacionamentos positivos. As etapas devem ser vivenciadas de forma integral, desde o momento que colocamos nossos objetivos no papel.
Para realizar é preciso ter motivação, disciplina e determinação. E para a autodisciplina, precisamos trabalhar o alinhamento entre valores e metas, a resiliência e comemorar os pequenos avanços, as pequenas conquistas.

6 - Vitalidade 
A saúde vai muito além da ausência de doença. São recursos de saúde o otimismo, a prática de exercícios físicos, o amor e a amizade. A vitalidade é a saúde em geral, que deve ser obtida pela prática de bons hábitos alimentares, dormir bem e principalmente: se movimentar. Há ainda fatores subjetivos: otimismo, esperança, sensação de boa saúde, entusiasmo e satisfação com a vida.
 
O que é
Namah?

shopping_cart Meu Carrinho

attach_moneyPagamento

1.1737320423126 - 8|6