1. Blog
  2. Lifestyle
  3. Palestra com Swami Chidananda Munji - Primeiro Congresso Internacional de Yoga & Ayurveda

Palestra com Swami Chidananda Munji - Primeiro Congresso Internacional de Yoga & Ayurveda

28 de fevereiro de 2021
Lifestyle
por Paty Perdigão
Tenho falado muito sobre desacelerar. 
 
Pausar os estímulos, encarar o presente, desconectar para conectar. 
Desacelerar para pausar a vida automática que corre sob nossos olhos, deixar o passado descansar, o futuro surpreender, sabe?
E hoje, a palestra do Swami Chidananda Munji, no Congresso Internacional de Ayurveda, me trouxe mais um pedaço do quebra-cabeça que me estava faltando, ou melhor três. 
A natureza. A cultura. O futuro. 
 
Não tem como falar de desacelerar, sem falar de natureza.
Não tem como falar de Yoga e Ayurveda, sem falar de natureza. 
Nós somos um microcosmo dentro de um macrocosmo, feitos da mesma coisa. Os 5 elementos que estão presentes na natureza - ar, espaço, fogo, água e terra - estão presentes em nós. 
 
Quando Swami pronunciou a frase “a doença do nosso corpo e da nossa mente só pode ser curada pela natureza” me virou a chave de que não basta olhar pra dentro, não basta se conhecer, revirar traumas e se aceitar. Para nos curarmos temos que, antes de tudo, nos conectarmos com a nossa essência, essência que está presente em todo lugar, nos cantinhos do nosso planeta. 
 
Naquela caminhada despretensiosa na rua arborizada ou naquele pranayama na prática de yoga ao ar livre. Quanto mais alinhados com o nosso ambiente, mais aumentamos nosso poder de cura. Porque será que desejamos tanto uma praia, uma água salgada e um sol para desestressar? Porque será que buscamos cachoeiras e matas verdes para revigorar?
 
Mas as férias não são suficientes para sustentar a imunidade. Precisamos reajustar nossos valores, mudar os pequenos hábitos. Swami diz que nós não existimos fora da natureza, e que o nosso dharma é primeiramente cuidar dela. Não como donos, mas como filhos. Com respeito e integridade. Temos sempre um plano A e um plano B para nossa vida, mas não existe planeta B. 
 
Swami também bateu na tecla de que o Yoga é um dos grandes impulsionadores da imunidade, mas não o yoga de 15, 20, 90 minutos no tapete. O yoga na vida. O yoga como a chave para nós mesmos. O Yoga como cultura. Temos que aproveitar esse momento histórico dessa Era, onde o yoga alcançou todos os lugares do mundo. Que a gente se lembre de usá-lo para alavancar a cultura da humanidade coletiva. A cultura da não violência. 
 
Em uma geração onde cada um quer o seu pedaço do bolo, que a gente se lembre que pra conquistar não precisamos derrotar, e que pra nos destacar não devemos fazer às custas daqueles que estão à nossa volta. Nem das pessoas, nem da natureza.
 
É sobre viver com simplicidade, para que os outros simplesmente vivam. A natureza do nosso futuro, depende do futuro da nossa natureza. 
O que é
Namah?

shopping_cart Meu Carrinho

attach_moneyPagamento

0.21518087387085 - 8|6